Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 12ª Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
PLAYCODE: JOGO DE SIMULAÇÃO PARA O APRENDIZADO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Daniela Cristina Cascini Kupsch, Rafael Barbosa Macedo

Última alteração: 2016-09-02

Resumo


Nos dias atuais, ter conhecimento lógico é extremamente importante, sendo um diferencial dos profissionais da área de TI. Compreender lógica de programação torna possível para o estudante um desenvolvimento mais profundo e mais completo de lógica em geral, estimulando-o a ser mais criativo e inovador na hora de resolver os problemas. Uma forma interativa e eficiente para adquirir esse conhecimento lógico é através da utilização de jogos educacionais. Neste trabalho, foi desenvolvido um jogo, denominado PlayCode, que auxilia no aprendizado de lógica de programação, permitindo a prática da lógica através de diferentes linguagens. O projeto visa elaborar um software de perguntas e respostas, niveladas com elementos de gamificação. O aluno irá aprender, enquanto resolve as questões, conseguindo evoluir de nível de acordo com a quantidade de questões resolvidas. Este trabalho seguiu uma metodologia baseada no conceito agilista do Scrum, com reuniões semanais e entregas incrementais das funcionalidades do jogo. Atualmente, o projeto encontra-se em desenvolvimento, tendo sido implementada todas as funcionalidades do cadastro das questões e da interface gráfica. Acreditamos que este jogo será muito útil para o ensino e aprendizado de lógica de programação.

Palavras-chave


Jogo. Lógica de programação. Scrum.