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REPÚBLICA, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO TRABALHADOR (1891-1930)
Última alteração: 2016-08-23
Resumo
O nosso objetivo é apresentar os resultados parciais da pesquisa que analisa a relação entre a República, a educação e a formação do trabalhador, no período de 1891 a 1930. O nosso interesse centrou-se na compreensão de como ocorreu a passagem do ensinar e do aprender, que se davam no âmbito das oficinas de ofício e nas lidas das lavouras, para a instituição escolar, num movimento paulatino de escolarização. Especificamente, a atenção se voltou para compreender como foram produzidas as representações de trabalhador, nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador, sobretudo, sob a perspectiva daqueles que ocuparam os espaços do legislativo e que eram bacharéis em direito. As fontes contempladas foram os anais do Congresso Legislativo, as biografias sobre os bacharéis, jornais de circulação no Estado e as dissertações e teses defendidas pelos bacharéis em direito que estudaram nas Faculdades de Direito de São Paulo e Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa histórica e seus referenciais contaram com o aporte da História Política e Social. O método utilizado foi o da Análise do Discurso. A pesquisa contribuiu para ampliação dos conhecimentos sobre a História da Educação Profissional, no que tange ao processo de escolarização das aprendizagens, e alargou o conhecimento das políticas públicas. Como resultado, produzimos um banco de dados, contendo um quadro dos deputados que legislaram no período e uma biografia daqueles com formação em Direito.
Palavras-chave
República. Educação. Formação do trabalhador.