Tamanho da fonte:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA REPÚBLICA DOMINICANA
Última alteração: 2016-08-23
Resumo
O relato aqui apresentado busca descrever as atividades desenvolvidas durante Programa de Iniciação Científica que culminou com a participação em Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional no Centro Cultural Brasil República Dominicana (CCB-RD), na cidade de São Domingos, República Dominicana. Os Centros Culturais do Brasil são instituições sem fins lucrativos veiculadas ao Ministério de Relações Exteriores do Brasil, cuja função é contribuir para a difusão da língua e cultura brasileira pelo mundo. No CCB-RD é oferecido um curso regular de português, com dois anos de duração, porém os alunos demonstram interesse em expandir o aprendizado da língua. Durante a experiência, buscou-se identificar as demandas dos alunos e, a partir desse momento, elaborar e oferecer cursos de curta-duração que pudessem complementar o ensino da língua portuguesa no CCB-RD. Para tal, foram exercidas atividades de três tipos: observação, regência e participação. O objetivo do intercâmbio foi participar ativamente da rotina de uma instituição de ensino no exterior e também contribuir com a formação dos alunos. Como resultado, foram ministrados quatro cursos: Cinema Brasileiro – Debate e Resenha; Curso de Conversação: explorando os Elementos Provocadores do Celpe-Bras; Curso de Produção Textual: Tarefas da Parte Escrita do Celpe-Bras; Curso de Crônicas Brasileiras. A experiência possibilitou uma rica troca de experiências e uma reflexão sobre o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE).
Palavras-chave
Relato de experiências. Português língua estrangeira. Intercâmbio cultural.