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UTILIZAÇÃO DO MODELO DE ATORES PARA A PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE EM CLUSTERS DE ALTA PERFORMANCE: APLICAÇÃO À ARQUITETURA ARTÍFICE
Última alteração: 2016-10-18
Resumo
Artífice é uma arquitetura concorrente para a criação de criaturas artificiais, inspiradas nos pequenos mamíferos, e dotadas de um sistema nervoso central e de um sistema sensório-motor. Por meio deste último a criatura percebe e interage com o mundo artificial, constituído por objetos inanimados e outras criaturas. Até então, todas as criaturas e objetos do mundo artificial eram simulados em uma única estação de trabalho, o que inviabilizava simulações em larga escala. Assim, o objetivo deste trabalho foi revisar a Artífice para que ela pudesse ser executada em um ambiente distribuído de um cluster computacional. Para tanto, foi adotado o modelo de atores para computação concorrente, distribuída, reativa e assíncrona, em sua implementação no framework Akka, escolhido para este trabalho por ser robusto, genérico, e por ter uma API para Java, linguagem utilizada no restante do projeto. Ao fim, foi possível realizar simulações com a arquitetura distribuída em um pequeno cluster de testes do Laboratório de Sistemas Inteligentes, composto por 32 núcleos de processamento em 8 nós. Experimentos de vida artificial foram realizados de modo a confrontar os resultados obtidos com aqueles da versão não distribuída da Artífice. Os resultados foram excelentes e sugerem que com esta nova versão da arquitetura Artífice será possível realizar simulações de grande porte.
Palavras-chave
Modelo de atores. Sistemas distribuídos. Vida artificial.