Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 13ª SEMANA DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA 2017 - CEFET-MG

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Programação de jogos digitais: recursos para o ensino de programação
Alisson Rodrigo dos Santos, Bruno Otávio Ferreira Santos

Última alteração: 2017-09-04

Resumo


Jogos eletrônicos digitais tem se apresentado com um elemento de grande motivação à busca de informações e aprendizado no curso técnico de Informática do CEFET unidade Contagem. Desde 2012 equipes de trabalho tem desenvolvido atividades de auxílio às atividades envolvendo o emprego de jogos ao ambiente acadêmico, tanto em atividades de sala de aula quanto em atividades extraclasse. Durante o curso de Linguagem e Técnicas de Programação, o projeto possibilitou a realização de trabalhos cujo objetivo era o desenvolvimento de jogos, aplicando conceitos e técnicas aprendidas em aula por meio da utilização de bibliotecas gráficas SDL (Simple DirectMedia Layer) e LibGdx. O material instrucional desenvolvido no projeto tem auxiliado os estudantes por meio da criação de tutoriais das bibliotecas gráficas, que são escassos em português, monitorias, grupo de estudos e apresentação de minicursos para os estudantes com conceitos básicos na linguagem C, programação procedural e desenvolvimento de jogos. O projeto tem ampliado o interesse dos estudantes, já que os possibilita de forma prática, utilizar os seus conhecimentos, além de exercitar a criatividade, o pensamento lógico diante de diversos problemas e a busca por soluções que vão além dos conteúdos discutidos em sala de aula, possibilitando assim uma amadurecimento intelectual e a capacidade de aprender a aprender.

Palavras-chave


Jogos digitais. Ensino. Programação de computadores.