Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 13ª SEMANA DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA 2017 - CEFET-MG

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A filosofia em temas e textos: um estudo acerca de obras clássicas da história da filosofia
Silvânia Aparecida de Freitas Souza, Rivaldo Mangueira Maciel Júnior, Hellen Cristina de Paula Reis

Última alteração: 2017-09-07

Resumo


A presença da filosofia enquanto disciplina obrigatória nas grades de ensino básico (fundamental e médio) sempre se deu de forma ambígua e aleatória no nosso país. Por um longo tempo excluída da escola, a filosofia só retornaria em 2007 a compor o quadro do ensino básico. Ainda que esse seja um passo muito importante no sentido de transformar a identidade crítica e intelectual dos nossos alunos, percebemos ainda muitas fragilidades na sua aplicação dentro do ambiente escolar. Com vistas a isso, procurando desempenhar uma atividade que contribua no sentido de trazer validade para essa pauta, o presente trabalho pretende valer-se de textos clássicos dos grandes pensadores da filosofia e, a partir de escolhas temáticas, tais como a ética, estética, moral, política, teoria do conhecimento, entre outras, proporcionar ao estudante um contato direto com tais textos – fontes autênticas da filosofia ocidental e oriental. Nesse sentido, suprindo o lugar do “ouvi falar” ou ainda “li um comentário acerca”, o estudante terá a oportunidade de suscitar o contato direto com o texto original, tendo a oportunidade da uma experiência autêntica e imediata acerca dos temas e propostas filosóficas. Formação crítica e crescimento intelectual são os motes principais da pesquisa, no intuito de dar importantes passos a caminho da construção de uma identidade e tradição filosófica brasileira, partindo do ambiente da escola pública nacional.

Palavras-chave


Filosofia. Textos clássicos. Formação crítica.