Tamanho da fonte:
Dilma Rousseff no cenário midiático: uma análise das fotografia publicadas pela mídia impressa nacional ao longo do processo de impeachment
Última alteração: 2017-09-10
Resumo
Ao refletir sobre a construção da imagem da presidente Dilma Rousseff no universo simbólico compartilhado da sociedade brasileira, a pesquisa buscou compreender as transformações sofridas pela imagem da presidente ao longo do processo de impeachment. Para isso, analismoa o ensaio fotográfico e o texto da revista Piauí do dia 10 de maio de 2016, considerando as qualidades formais dos signos, tais como a composição, o enquadramento, o contexto histórico em que esses signos estão situados, a capacidade expressiva do texto (cor, forma, tamanho) etc.
A essa metodologia, acrescentamos o conceito de Pathosformel desenvolvido pelo pesquisador alemão Aby Warburg, no início do século XIX, para estudar a capacidade de a imagem permanecer no universo simbólico de determinada sociedade e, assim, influenciar a produção de sentido de outras imagens. O resultado revelou as estratégias discursivas utilizadas pela revista Piauí na edição da narrativa que buscou sintetizar a era Dilma através das imagens produzidas pelo fotógrafo do jornalismo político brasileiro Orlando Brito.
A essa metodologia, acrescentamos o conceito de Pathosformel desenvolvido pelo pesquisador alemão Aby Warburg, no início do século XIX, para estudar a capacidade de a imagem permanecer no universo simbólico de determinada sociedade e, assim, influenciar a produção de sentido de outras imagens. O resultado revelou as estratégias discursivas utilizadas pela revista Piauí na edição da narrativa que buscou sintetizar a era Dilma através das imagens produzidas pelo fotógrafo do jornalismo político brasileiro Orlando Brito.
Palavras-chave
Fotografia. Narrativa visual. Dilma Rousseff. Orlando Brito. Revista Piauí.