Tamanho da fonte:
A confiabilidade do exame brasileiro para certificação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (Celpe-Bras)
Última alteração: 2017-09-10
Resumo
As discussões relativas ao ensino e à pesquisa em português como língua estrangeira (PLE) promovem reflexões sobre os aspectos do processo de avaliação. Com o foco no exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e, com base nos estudos desenvolvidos por Brown (2005), Sakamori (2006), Coura-Sobrinho (2015) e Costa (2015),este projeto de pesquisa em andamento avalia o comportamento do entrevistador, durante as interações face a face (prova oral) do Celpe-Bras, de forma em que verifica-se as variáveis que podem interferir na confiabilidade do exame.Foi realizado o estudo da bibliografia sobre o tema e serãotranscritas entrevistas que compõem a parte oral do exame aplicado no primeiro semestre de 2016, no CEFET-MG, em que se analisa o comportamento do entrevistador do exame Celpe-Bras, em algumas interações face a face, de forma a identificar possíveis variáveis que possam interferir no desempenho do examinando e, portanto, na confiabilidade do exame.De acordo com a revisão bibliográfica já realizada, a atuação adequada dos entrevistadores é muito importante para a confiabilidade do exame, sendo, portanto, essencial a preparação e capacitação de entrevistadores e avaliadores da prova oral do exame.Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a consolidação do CEFET-MG no cenário de pesquisas na área de Português como Língua Estrangeira.
Palavras-chave
Português para estrangeiros. Exame Celpe-Bras. Avaliação de proficiência oral.