Tamanho da fonte:
Utilização de demonstração analítica, em atividades experimentais, para uma aprendizagem significativa em Física
Última alteração: 2017-09-27
Resumo
Na experiência em sala de aula, é notável a dificuldade dos alunos na compreensão dos conceitos físicos, as equações que os descrevem e suas aplicações. Nota-se ainda a incapacidade da maioria dos alunos na interpretação do problema e nas várias possibilidades de soluções. A utilização de atividades experimentais como um meio facilitador nesse processo vem sendo estudada ao longo do tempo e se estende até os dias atuais. Apresenta-se neste trabalho a concepção da atividade experimental como estratégia de descoberta individual, onde o aluno deve descobrir e construir o conhecimento a partir dessas atividades. A pesquisa teve início no ano de 2015 e tem por objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia para o ensino de Física, na qual a prática experimental exerce o papel de instrumento para a demonstração analítica da equação da segunda lei de Newton. No ano de 2016, a metodologia proposta foi aplicada aos conceitos e fenômenos da força elástica e da transferência de calor. Após sua elaboração, as aulas foram lecionadas a estudantes da Escola Brasil e do CEFET-MG, em Varginha. Os resultados foram satisfatórios e são promissores em termos da aplicação da metodologia proposta.
Palavras-chave
Experimentos. Ensino. Tecnologia.