Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 13ª SEMANA DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA 2017 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DE PONTE ROLANTE VIA ANÁLISE MODAL OPERACIONAL
Cláudio José Martins, Tharley Castro de Lima, Julia Cordeiro Vieira

Última alteração: 2017-09-06

Resumo


Este projeto realizou Análise Modal Operacional em uma ponte rolante composta por chapas metálicas soldadas, com 22,50 metros de vão e 120,00 toneladas de capacidade, situada na cidade de Belo Horizonte/MG.
As medidas das vibrações originadas na estrutura foram conduzidas sem nenhuma interferência ou paralisação. Adotaram-se doze pontos de medição, posicionados de forma a captar seus principais modos de vibração. A partir das acelerações registradas ao longo do tempo, foram utilizadas técnicas de processamento de sinais para a obtenção dos parâmetros modais da estrutura.
A partir da comparação entre parâmetros modais reais e numéricos (obtidos a partir de um modelo baseado no método dos elementos finitos), foi efetuada a caracterização estrutural da ponte a partir da adaptação do modelo numérico aos valores obtidos em campo. Por fim, foram realizadas comparações entre os resultados do ensaio proposto nesta pesquisa e ensaios de extensometria e medição topográfica já realizada na ponte. O resultado do experimento indicou boa correlação entre ensaios e desta forma aponta para a aplicação da análise modal no setor da Construção Civil.

Palavras-chave


Análise modal. Vibração mecânica. Ponte metálica.