Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
DETERMINAÇÃO DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS E CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA E QUÍMICA DA PLANTA MEDICINAL PARIRI (ARRABIDAEA CHICA)
Fátima de Cássia Oliveira Gomes, Ana Maria de Resende Machado, Vinícius Moura Andrade

Última alteração: 2019-02-26

Resumo


A espécie Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verl. (Bignoniaceae) é uma planta nativa das florestas tropicais, popularmente conhecida como pariri ou crajiru, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de doenças inflamatórias, anemias, enfermidades da pele e no tratamento do câncer. Devido ao uso difundido da planta é fundamental a preocupação com sua qualidade e eficácia. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade de 14 amostras comerciais de A. chica, provenientes de estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte (MG) e região metropolitana, por meio da caracterização química usando-se a Espectrometria de Massas com a Ionização por paper spray (PS-MS) e análises microbiológicas de bactérias e fungos. Para a análise por PS-MS foram preparados chás por infusão das folhas secas em água destilada, as análises foram realizadas em diferentes tempos após o preparo. Nos espectros obtidos, observaram-se sinais de maior intensidade dos íons de m/z 285, 299, 301 e 315, correspondente a classe das 3‑desoxiantocianidinas, que são substâncias características da planta. Nas análises microbiológicas, constatou-se que a maioria das amostras estava em conformidade com os limites permitidos pela Farmacopeia Brasileira (85,72% para fungos e 100% para bactérias). Dessa forma, comprova-se que as amostras comerciais apresentaram boa qualidade de acordo com os padrões avaliados.

Palavras-chave


Plantas medicinais. Controle de qualidade. Espectrometria de massas com ionização por paper spray. Análise microbiológica.