Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NOS MUNICÍPIOS QUE FAZEM LIMITE COM BELO HORIZONTE – MG, A PARTIR DE ELEMENTOS DOS PLANOS DE CARREIRA DAS REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Matusalém de Brito Duarte, Sofia Marçola Chaves

Última alteração: 2018-08-26

Resumo


Nos últimos anos temos assistido à redução na oferta e procura por cursos de licenciatura pelos egressos do Ensino Médio e uma eclosão de cursos, desta natureza, na modalidade à distância. Fatores como a piora nas condições de trabalho e o declínio da valorização social e governamental para com os docentes, são algumas das causas desse fenômeno, apontadas nos recentes estudos. Esta pesquisa teve como objetivo fazer um estudo de elementos da carreira docente das prefeituras dos municípios que fazem limite geográfico com a metrópole Belo Horizonte – MG, como piso salarial, carga horária, progressão na carreira, entre outros elementos, para avaliar o grau de atratividade das carreiras. Através da análise realizada, percebeu-se como principal problema dos planos de carreira para professores o alto volume de trabalho, visto que muitos municípios não cumprem a Lei do Piso quanto à destinação de, no mínimo, 1/3 da jornada de trabalho para atividades extraclasse. Outro grande problema encontrado foi a falta de incentivo à formação continuada. Quanto à questão salarial, verificou-se que todos os municípios cumprem o piso nacional estabelecido. Isso indica que, apesar de problemático, o salário não transmite o real processo de desvalorização docente, como analisado por Figueiredo e Bonini (2017), várias categorias profissionais apresentam salários iniciais iguais ou até mesmo inferiores ao piso nacional dos professores.

Palavras-chave


Educação. Trabalho docente. Carreira.