Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE MODELOS E OUTROS RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE MICROBIOLOGIA PARA DEFICIENTES VISUAIS
Fátima de Cássia Oliveira Gomes, Mariana de Lourdes Almeida Vieira, Rubens Victor Moreira de Souza

Última alteração: 2018-09-04

Resumo


As dificuldades associadas ao ensino de Ciências perpassam, o aspecto abstrato desta área do conhecimento. Em contextos de ensino fundamentado em modelagem e em atividades práticas, os modelos tridimensionais podem desempenhar um importante papel como mediadores do processo de construção dos conceitos científicos. O ensino de conteúdos de Microbiologia está muitas vezes relacionado a percepções visuais, devido a uma vasta variação morfológica e estrutural. Considerando-se alunos com deficiência visual, as estratégias mais comumente adotadas para o ensino destas disciplinas não favorece um ambiente inclusivo. Além dos alunos videntes também relatarem dificuldades de aprendizado de temas da área. Pensando-se em tornar o ensino de conteúdos de Microbiologia mais acessível aos estudantes, este trabalho se propôs a elaborar materiais didáticos inclusivos de forma a favorecer o processo de aprendizagem. Os modelos tridimensionais e outros recursos didáticos como o desenvolvimento de um site e uma aplicação web com o conteúdo didático de Microbiologia, pretende gerar facilidades tanto para o ensino do professor, quanto para o aprendizado dos alunos. Este projeto propõe também a validação de todos os materiais didáticos produzidos por alunos deficientes visuais e de baixa visão. Espera-se que esses materiais possam ser utilizados não somente por alunos deficientes, mas também por alunos videntes considerando-se este novo contexto de educação inclusiva.

Palavras-chave


Deficientes visuais. Microbiologia. Inclusão