Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
CONCEPÇÃO E PROJETO DE UMA CENTRAL ELETRÔNICA AUTOMOTIVA DE FÁCIL INTEGRAÇÃO E COMPATÍVEL COM IOT
Mara Cristina da Silveira Coelho, Túlio Charles de Oliveira Carvalho, Lucas Lobo Latorre Lobo Latorre, Lucas Wolfgang Cardoso dos Santos

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


A indústria automotiva continua a se desenvolver dia após dia. Em meio a todas estas inovações, a Unidade de Controle do Motor (ECU) está em um ponto crucial, já que esta cuida do acionamento do motor à combustão, determinando grande parte de sua eficiência através da calibração. Além da ECU, um carro é composto por diversos componentes discretos, como por exemplo, caixa de fusíveis, atuadores, sensores e diversos módulos para realizar acionamentos do powertrain e telemetria. Estes últimos podem ser fornecidos por múltiplos fabricantes, o que torna possível que sua integração não seja perfeita, aumenta o espaço ocupado e os custos.
O trabalho propõe então o desenvolvimento de um protótipo de central eletrônica com alta integração de software e hardware em conjunto com interface humano-máquina amigável e com grande conjunto de ferramentas. O sistema conta com circuitos de proteção modernos, comunicação de longa distância para telemetria, GPS, sensores internos, interface para diversos protocolos de comunicação e tratamento de sinais, hardware para acionamento de diversos tipos de motores, firmware embarcado para IoT e hardware trabalhado para alta compatibilidade eletromagnética. O sistema é desenvolvido para uso comercial e para uso educacional, visando inicialmente o acionamento de um motor CBR600RR.

Palavras-chave


Motor à combustão. IoT. calibração. IHM. Integração de sistemas. Powertrain. Compatibilidade eletromagnética