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O USO DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO COMBATE AO ESTRESSE ESTUDANTIL NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADO CEFET-MG/BH
Última alteração: 2018-08-31
Resumo
Pessoas estressadas, segundo Souza et al. (1997), são aquelas que se encontram “sob pressão”, situação que pode ser vivenciada durante a vida estudantil, devido a preocupação que os alunos apresentam com os estudos. Esse estresse pode ocasionar em um desgaste mental e até corporal. Dessa forma esse trabalho visa avaliar a situação do estresse acadêmico dos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do CEFET-MG/BH, além de observar as principais causas desse e propor como minimizá-lo. Foram aplicados 1180 questionários, a fim de avaliar como o aluno se sente. Baseado nas respostas, foram desenvolvidos recursos educativos, na disciplina de Química, para tentar amenizá-lo. Analisando os resultados, verificou-se que nos três anos do ensino médio, aproximadamente 90% dos estudantes se julgam estressados. Os causadores desse estresse são: ausência de tempo de descanso e lazer, excesso de obrigações escolares e carga horária elevada. Com esses valores elevados, percebeu-se a necessidade de tentar amenizar a tensão no ensino, através de métodos lúdicos, como bisca química, revistas paradidáticas e tabela periódica. É comprovável que a maioria dos alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio do CEFET-MG/BH se encontram estressados. Tal fato se deve à intensa carga horária exigida pela instituição, que para ser solucionada a curto prazo, pode-se substituir ao longo das aulas a maneira “conteudista” de ensino por métodos lúdicos.
Palavras-chave
Estresse. Métodos lúdicos. Discentes