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INTEGRANDO O CÉU NOTURNO E O MEIO AMBIENTE: ANÁLISE METODOLÓGICA DO USO DA ASTRONOMIA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL MAURÍCIO MURGEL E CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Última alteração: 2018-09-11
Resumo
A educação ambiental é um processo que busca desenvolver uma população consciente e preocupada com o ambiente e seus problemas (Marcatto, 2002), dentre os problemas ambientais atuais está à poluição luminosa. O excesso de luz afeta animais, a saúde do ser humano, dificulta a observação do céu noturno e gera desperdício de dinheiro público. Visando desenvolver a consciência ambiental dos alunos do primeiro ano do ensino médio da E. E. Maurício Murgel e do CEFET-MG, foram criadas atividades teórico/práticas utilizando como ferramenta instigadora e motivacional a astronomia, dando enfoque a poluição luminosa e seus impactos ambientais. Para analisarmos os conhecimentos prévios, desenvolver as atividades e mensurarmos os conhecimentos adquiridos ao final da pesquisa, aplicamos questionários com perguntas (Lakatos & Marconi, 2015) sobre a educação ambiental, mais especificamente sobre poluição luminosa e astronomia. As atividades propostas ( trilhas, debates, palestras) buscaram instigar os alunos a perceberem os impactos ambientais causados pelos homens que impedem a observação do céu noturno e prejudicam o meio ambiente, levando em consideração os contextos sociais e políticos no qual o aluno está inserido (Dias, 2010). A utilização da astronomia como ferramenta instigadora e motivacional possibilitou uma visão integradora do meio ambiente auxiliando no ensino de educação ambiental, contribuindo para a formação crítica do aluno como cidadão.
Palavras-chave
Educação ambiental. Percepção ambiental. Poluição luminosa