Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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CARACTERIZAÇÃO DE INVERSORES DE FREQUÊNCIA POR MEIO DE MAPAS DE ISOEFICIÊNCIA PARA APLICAÇÕES EM PROPULSÃO VEICULAR
Júlio César Guerra Justino, Marcelo Martins Stopa, Laís Claudine Schiavo Gomes, Leonardo Gonçalves Henriques

Última alteração: 2018-09-14

Resumo


Este trabalho é a sequência do trabalho desenvolvido no PBIC 1/2017 que consiste na caracterização do acionamento elétrico, no caso o motor de indução, para aplicações em propulsão veicular. O projeto atual aplicou a mesma metodologia usada para caracterização do motor ao inversor de frequência, outro componente importante no acionamento elétrico de tração. Esta caracterização consiste na seguinte metodologia: estudar, modelar e medir o rendimento do inversor em diferentes condições, em especial quando o motor opera na região de enfraquecimento de campo e potência constante. Nesta etapa do trabalho são apresentados os modelos para a estimação do rendimento do conversor, o mapa de isoeficiência simulado por meio de modelos analíticos e algumas medições da isoeficiência de um acionamento real. Como resultado, tem-se os mapas de isoeficiência que funcionam como tabelas de rendimentos para diferentes condições de tração. Estas tabelas podem ser implementadas nas simulações com passos de integração diversos, o que dispensa o uso de passos de integração menores, necessários para simulação dos componentes elétricos, e permite a simulação de ciclos de condução dos veículos com menor esforço computacional.

Palavras-chave


Tração elétrica. Eficiência. Inversor. Veículo elétrico e híbrido