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CARACTERIZAÇÃO DE INVERSORES DE FREQUÊNCIA POR MEIO DE MAPAS DE ISOEFICIÊNCIA PARA APLICAÇÕES EM PROPULSÃO VEICULAR
Última alteração: 2018-09-14
Resumo
Este trabalho é a sequência do trabalho desenvolvido no PBIC 1/2017 que consiste na caracterização do acionamento elétrico, no caso o motor de indução, para aplicações em propulsão veicular. O projeto atual aplicou a mesma metodologia usada para caracterização do motor ao inversor de frequência, outro componente importante no acionamento elétrico de tração. Esta caracterização consiste na seguinte metodologia: estudar, modelar e medir o rendimento do inversor em diferentes condições, em especial quando o motor opera na região de enfraquecimento de campo e potência constante. Nesta etapa do trabalho são apresentados os modelos para a estimação do rendimento do conversor, o mapa de isoeficiência simulado por meio de modelos analíticos e algumas medições da isoeficiência de um acionamento real. Como resultado, tem-se os mapas de isoeficiência que funcionam como tabelas de rendimentos para diferentes condições de tração. Estas tabelas podem ser implementadas nas simulações com passos de integração diversos, o que dispensa o uso de passos de integração menores, necessários para simulação dos componentes elétricos, e permite a simulação de ciclos de condução dos veículos com menor esforço computacional.
Palavras-chave
Tração elétrica. Eficiência. Inversor. Veículo elétrico e híbrido