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ANÁLISE COMPARATIVA DE CONVERSORES DC-DC BIDIRECIONAIS PARA APLICAÇÕES AUTOMOTIVAS
Última alteração: 2018-08-27
Resumo
Este trabalho consiste em uma análise comparativa dos conversores DC-DC bidirecionais em corrente não-isolados, usados como interligação entre as baterias e um barramento de tensão controlada, em aplicações automotivas. A aplicação automotiva apresenta requisitos específicos como a necessidade de alta densidade de potência em baixos níveis de tensão e a operação tolerante às falhas. Isto implica em operar com altos níveis de corrente; com baixas perdas para aumentar a eficiência e reduzir o volume dos dissipadores; com menores indutores e capacitores, que além de aumentar o volume do conversor são componentes mais susceptíveis às falhas; e priorizar o uso de arquiteturas modulares conectadas em paralelo, o que aumenta a confiabilidade e a capacidade de operação com falhas. Nesta etapa do trabalho é apresentado um estudo comparativo das estruturas de conversores DC-DC de dois níveis, conversores entrelaçados (interleaved) e conversores de três níveis. São apresentados o projeto e os resultados das simulações. Como resultado final tem-se como meta a construção dos protótipos que permitam a comparação destas estruturas.
Palavras-chave
Conversor DC-DC. Interleaved. Multinível. Veículo elétrico e híbrido