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GÊNERO E TRABALHO: (RE)PENSANDO ESPAÇOS, PAPEIS E ESTEREÓTIPOS
Última alteração: 2018-08-23
Resumo
O objetivo é descrever a experiência da inclusão das temáticas de diversidades nos cursos de graduação do CEFET-MG, a partir dos marcadores sociais de gênero, sexualidade e raça. Estudo de caso, descritivo e explicativo, de natureza quantitativa. Aplicados 115 questionários em aluno/as de cursos e períodos variados da graduação do CEFET-MG (BH), que haviam concluído a disciplina Psicologia Aplicada às Organizações. Dados coletados em novembro de 2017 e tratados pela estatística descritiva. 80% dos respondentes têm de 18 e 25 anos, 52% são do gênero masculino, 86% heterossexuais, 58% brancos. Mais de 80% tinham de pouco a médio conhecimento das temáticas propostas nos seminários. Após os seminários, 57% acreditam ter adquirido bastante conhecimento e mais de 60% acreditam ter bastante empatia com as pessoas que sofrem preconceito/opressão. Para todos os temas, o/as aluno/as apontaram já ter sofrido preconceito/opressão na sociedade, em casa, no meio organizacional e no CEFET – por professores, colegas e servidores. Quase 100% considera importante a abordagem de tais temas no ambiente acadêmico e 89% avalia que as apresentações e conteúdos estudados mudaram em algum aspecto suas percepções sobre alguma das temáticas problematizadas. Comportamentos podem ser reproduzidos sem que os sujeitos se deem conta. Como resultado, espera-se contribuir para a desconstrução de estereótipos de gênero, raça e sexualidade e as consequentes exclusões e opressões sofridas pelos sujeitos.
Palavras-chave
Gênero. Sexualidade. Raça. Opressão. Diversidades