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O CEFET-MG, DO CABANA DO PAI TOMÁS AO AGLOMERADO DA SERRA: CONEXÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Última alteração: 2018-10-05
Resumo
O projeto objetiva a realização de ações de popularização da ciência nos
aglomerados Cabana do Pai Tomás e da Serra, na cidade de Belo Horizonte, ao conectar,
integrar e compartilhar conhecimentos no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, junto com o
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Tais iniciativas
baseiam-se em dois eixos: Educação e Tecnologia; Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia. Por
meio de tais temáticas, as atividades se desdobram em sessões de cinema comentado, práticas de
educação em saúde, práticas de educação ambiental, entre outras. As ações também objetivam a
concepção e a produção de “objetos de aprendizagem”, entendidos como elementos que
estabelecem e identificam as mediações entre os sujeitos e o conhecimento produzido
socialmente.Espaços sociais, como os
aglomerados, não se constituem apenas como lugares para legitimar a produção científica e
tecnológica, onde saberes oficiais precisariam de inserção verticalizada, mas como ambientes de
produção diferenciada e ativa.Conectar ciência, tecnologia e inovação nestes espaços distintos é entendido
como possibilidade de democratização da produção intelectual,e da visibilidade dos saberes que emergem fora dos espaços educativos formais.
aglomerados Cabana do Pai Tomás e da Serra, na cidade de Belo Horizonte, ao conectar,
integrar e compartilhar conhecimentos no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, junto com o
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Tais iniciativas
baseiam-se em dois eixos: Educação e Tecnologia; Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia. Por
meio de tais temáticas, as atividades se desdobram em sessões de cinema comentado, práticas de
educação em saúde, práticas de educação ambiental, entre outras. As ações também objetivam a
concepção e a produção de “objetos de aprendizagem”, entendidos como elementos que
estabelecem e identificam as mediações entre os sujeitos e o conhecimento produzido
socialmente.Espaços sociais, como os
aglomerados, não se constituem apenas como lugares para legitimar a produção científica e
tecnológica, onde saberes oficiais precisariam de inserção verticalizada, mas como ambientes de
produção diferenciada e ativa.Conectar ciência, tecnologia e inovação nestes espaços distintos é entendido
como possibilidade de democratização da produção intelectual,e da visibilidade dos saberes que emergem fora dos espaços educativos formais.
Palavras-chave
Popularização da ciência. Objetos de aprendizagem. Espaços sociais.