Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
O PAPEL DOS BOOKTUBERS NO CENÁRIO EDITORIAL
Paula Renata Melo Moreira, Florence França Soutelo Marra

Última alteração: 2018-09-11

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo expor os resultados da pesquisa “O papel dos booktubers no cenário editorial”, desenvolvido entre os anos de 2017 e 2018 por meio de iniciação científica voluntária. O procedimento metodológico adotado foi o acompanhamento e transcrição orientada dos vídeos postados por Tatiana Feltrin, primeira booktuber brasileira, durante o ano de 2016, bem como levantamento dos comentários de seguidores recorrentes cujas contribuições se relacionassem ao conteúdo de interesse da pesquisa. Foram analisados, então, 183 vídeos, seguidos dos comentários mais relevantes, ressaltando sempre os “eventos críticos”. A análise dos dados deu-se de forma qualitativa. Percebeu-se a preponderância de grandes editoras nos vídeos da amostra, com algum espaço para pequenas e alternativas. Feltrin possui canal no YouTube desde 2007 e conta com mais de 300 mil inscritos, resenhando desde HQs, best sellers até cânones da literatura. Em suas postagens, deixa claro quando os vídeos são publieditoriais, relacionados à Amazon, por exemplo, ou postagens espontâneas. Há diversos indícios de uma educação para a leitura e concomitante relação comercial do produto livro. O público interage por meio de comentários e likes, demonstrando, muitas vezes, iniciar ou reforçar um processo de formação leitora. Nota-se, assim, que os booktubers podem ser um canal interessante para a divulgação de produtos do mercado editorial.

Palavras-chave


Booktubers. Mercado editorial. Literatura.