Tamanho da fonte:
O USO DO VIDEO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HABILIDADES TÉCNICAS
Última alteração: 2018-09-19
Resumo
A aquisição e o aprimoramento de habilidades laboratoriais são essenciais para técnicos em química. Visando este aprimoramento, pesquisas buscam novas metodologias que melhorem e auxiliem o processo de aprendizado técnico, principalmente visando integrar tecnologia às aulas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito do uso do vídeo no ensino e aprendizagem de técnicas de laboratório. Foram gravadas seis aulas e uma prova prática de duas turmas de laboratório de Química Analítica Quantitativa. A primeira turma (T1) assistiu suas gravações na aula posterior a filmagem, já a segunda turma (T2) não assistiu às suas filmagens. Para avaliar o desempenho dos alunos, os vídeos foram assistidos pelos pesquisadores, com foco individual na performance de cada aluno, e foi desenvolvida uma avaliação de escala global contendo onze tópicos, com notas de 1 a 5. Após análise dos vídeos pelos pesquisadores, observou-se que ambas as turmas melhoraram seus desempenhos ao longo das semanas, porém a turma T1 teve uma melhora maior que a T2, em todas as semanas a T1 apresentou notas melhores que a T2, e a T2 apresentou uma queda de desempenho na semana 6, fato que não foi observado na T1. Nas entrevistas, os alunos da T1 afirmaram que o vídeo teve papel fundamental para a melhoria de suas habilidades laboratoriais. Concluiu-se que o uso dos vídeos como instrumento de autoavaliação dos alunos contribuiu para a melhoria de suas performances técnicas.
Palavras-chave
Vídeo. Habilidade técnica. Aprendizagem. Laboratório escolar.