Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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PLAYCODE: UMA PLATAFORMA GAMIFICADA PARA O APRENDIZADO INTERATIVO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - PARTE 1
Glívia Angélica Rodrigues Barbosa, Ismael Santana Silva, Felipe Santos Alves de Freitas, Fernando Antônio Martins Vieira Júnior, Pedro Henrique Lopes de Castro

Última alteração: 2018-09-19

Resumo


Este trabalho tem como objetivo estimular o aprendizado de Lógica de Programação, por meio de uma plataforma online gamificada e colaborativa, denominada Play(code). O objetivo do Play(code) é oferecer um ambiente de ensino que fomenta o aprendizado desse conteúdo, autodidata ou guiado por um tutor. A metodologia adotada para desenvolver o projeto consiste em uma abordagem dividida em cinco etapas. Destas, as etapas (1) Caracterização das plataformas existentes que focam no ensino de lógica de programação e (2) Definição das estratégias que visam estimular e motivar para uso contínuo de sistemas interativos, já foram concluídas. Nessas etapas, em termos de resultados, foram definidos os principais requisitos funcionais e não funcionais que deveriam ser implementados no Play(code), bem como o modelo de interface e interação da plataforma. Atualmente, o trabalho encontra-se nas etapas de desenvolvimento e teste do Play(code). Finalizado o desenvolvimento, o Play(code) será avaliado junto aos usuários finais. Em termos de contribuições, essa pesquisa é relevante uma vez que disponibiliza uma plataforma para auxiliar no ensino de Lógica de Programação, por meio de recursos que estimulam o aprendizado de um conteúdo considerado desafiador e complexo.

Palavras-chave


E-learning. Aprendizado à distância. Gamificação