Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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MOVE2PLAY: UMA PLATAFORMA PARA EXERGAMES E O WHIPPING TOP
Flávio Roberto dos Santos Coutinho, Ismael Santana Silva, Glívia Angélica Rodrigues Barbosa, Thiago Figueiredo Costa, Henrique Hideki Sampaio

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


Atividades físicas propiciam benefícios à saúde e ao bem estar das pessoas. Todavia, uma grande parcela da população leva um estilo de vida sedentário – no
Brasil, essa parcela é de 45,9%, segundo o IBGE. Hoje em dia, é possível encontrar nas academias de ginástica diferentes opções para se exercitar, entretanto, mesmo com as opções flexíveis de horários e com a variedade de atividades, ainda há bastante resistência e desistência por parte das pessoas. Elas justificam esse comportamento com fatores como falta de motivação e monotonia dos exercícios. Uma forma de reduzir a desistência, aumentando o interesse e o engajamento das pessoas com as atividades físicas, é por meio de exergames, ou jogos fitness, que são jogos que envolvem a interação por meio de movimentação do corpo como em um exercício físico. Com o objetivo de aumentar o engajamento das pessoas nessas atividades e, potencialmente, atrair pessoas que não se sentem motivadas a sequer começar a praticar exercícios, este projeto visou a criação e a disponibilização da Move2Play: uma plataforma eletrônica para exergames economicamente viável para academias e também para usuários individuais. Para tanto, a plataforma faz uso de hardware de propósito geral como computadores pessoais e smartphones. Além da plataforma, alguns exergames também foram desenvolvidos. O primeiro deles, Whipping Top, coloca múltiplos jogadores (de 1 a 4) no controle de um pião em uma pista que deve ser percorrida a partir da atividade física.

Palavras-chave


Exergames. Jogos digitais. Atividade física.