Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
MOVE2GAMES: FAST SWORD E TUG OF WAR
Flávio Roberto dos Santos Coutinho, Ismael Santana Silva, Glívia Angélica Rodrigues Barbosa, Matheus Quintão Santiago, Reynaldo Silva Guedes Pinto

Última alteração: 2018-09-19

Resumo


A prática de atividades físicas proporciona benefícios à saúde e ao bem estar das pessoas. Para estimular a prática regular, foi proposta a plataforma Move2Play, que visa a execução de jogos digitais do tipo exergames, cujo desempenho dos jogadores é atrelado ao seu esforço físico. Por exemplo, em atividades aeróbicas como bicicleta, esteiras ou aparelhos elípticos, quanto mais rápido a pessoa executa a atividade física, melhor é seu desempenho no jogo. Neste projeto foram criados dois jogos: o (a) Tug of War, de cabo de guerra - quanto maior o esforço, com mais força o personagem puxa a corda; e o (b) Fast Sword, de batalhas do gênero role-playing game (RPG) - quanto mais se esforça, mais rapidamente se preenche uma barra de progresso que, quando completa, faz o personagem do jogador atacar um inimigo. Os jogos foram desenvolvidos seguindo aspectos da metodologia ágil Scrum, com entregas iterativas e incrementais, usando a linguagem Java para programação e o framework LibGDX para o sistema de janelas, rotinas gráficas, cálculos geométricos e inteligência artificial. Após desenvolvidos, os jogos foram submetidos a testes funcionais e avaliados quanto a sua integração com a plataforma Move2Play. Os resultados dos testes e avaliações apontaram algumas necessidades de adaptações nos jogos, mas que não impedem sua utilização. Além disso, os jogos desenvolvidos viabilizam a avaliação da plataforma inteira e sua futura aplicação em academias de ginástica.

Palavras-chave


Exergames. Jogos digitais. Atividade física.