Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E APTIDÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO CEFET-MG CAMPUS DIVINÓPOLIS E SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE E O RENDIMENTO ESCOLAR.
Leonardo Gomes Martins Coelho, Pedro Henrique Batista da Silva

Última alteração: 2018-09-05

Resumo


O objetivo do estudo foi avaliar os níveis de atividade física e aptidão física relacionada à saúde e rendimento escolar dos alunos do ensino técnico integrado do CEFET-MG campus Divinópolis. A amostra foi composta por 288 alunos regularmente matriculados nos cursos integrados do ano de 2017. Os alunos responderam a um questionário de nível de atividade física (PAQ-A), utilizado para o cálculo do índice de atividade física (IAF). O índice de massa corporal (IMC) foi calculado após o registro da estatura (m) e massa corporal (kg). Para cálculo do rendimento escolar (RE), foi usado a média das notas das disciplinas da formação geral. O teste de Pearson foi utilizado para verificar se houveram correlações entre o IAF e IMC e entre IAF e RE. ANOVA one-way foi utilizado para comparar o IAF e o IMC entre os anos e os cursos. O nível de significância, p<0,05. Os alunos apresentaram IMC médio de 21,17±3,8 e IAF de 2,39±0,9. Não foram observadas diferenças no IMC entre os anos e cursos. No IAF não houveram diferenças entre os anos, porém, o curso de Produção de Moda apresentou menor IAF comparado a Eletromecânica e Informática. Não foram observadas correlações significativas entre IAF e IMC e entre IAF e notas. Os resultados do presente estudo demonstraram que os alunos estudados apresentaram baixo nível de atividade física, sendo, portanto, considerados sedentários. Além disso, não foram observadas correlações significativas entre o nível de atividade física e o rendimento escolar.

Palavras-chave


Atividade física. Aptidão física. Rendimento escolar.