Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
VIDEOAULAS DE MECÂNICA DOS SOLOS: UTILIZAÇÃO DE TENOLOGIAS COMO AUXILIADORAS NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
Lucas Stofel Gonzaga, Philipe Augusto Martins Rodrigues

Última alteração: 2018-08-31

Resumo


Os avanços tecnológicos tem se tornado cada vez mais presentes no cotidiano da população, e em decorrência desse processo, meios que possibilitem a educação à distância tem ganhado mais espaço no cenário educacional brasileiro. Através das tecnologias digitais, observa-se a modificação do cenário das salas de aulas, que aos poucos tem dado lugar a materiais online, como videoaulas. Sabendo disso, o projeto tem como objetivo desenvolver videoaulas relacionadas com os ensaios laboratoriais da disciplina de Mecânica dos Solos, executando-os. Tendo assim em vista a problemática, o estágio metodológico inicial do projeto consistiu em analisar os hábitos de estudo dos alunos do CEFET-MG campus Curvelo. Tal análise foi feita através da aplicação de questionários, que abordaram 257 alunos dos cursos técnicos de nível médio (cerca de 99% dos estudantes da unidade). Como resultado prévio foi possível perceber que grande parte dos alunos utiliza com frequência a Internet para estudo, e em sua maioria assistem vídeo aulas para o devido fim. Espera-se que o projeto possa contribuir para a redução das desigualdades, uma vez que os vídeos podem aumentar o acesso ao conhecimento, a comodidade de ensino, suprir a carência de profissionais, as condições científicas de universidades, entre outros benefícios.

Palavras-chave


Video aula. Mecânica dos solos. Ensino à distância.