Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
UMA SOLUÇÃO OTIMIZADA PARA AUXILIAR NO CARREGAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS (PART II)
Flávio Vinícius Cruzeiro Martins, Matheus Martins Aguiar

Última alteração: 2018-09-18

Resumo


Esse trabalho teve por objetivo apresentar uma proposta de resolução conjunta dos problemas de roteamento de veículos capacitados com frotas heterogêneas e de empacotamento em três dimensões, os quais são responsáveis por minimizar os custos obtidos nas rotas de veículos e gerar o carregamento dos mesmos de forma que a ocupação do container do veículo seja a melhor possível. São problemas amplamente estudados na literatura, mas não de forma interligada. A resolução deste problema é de grande interesse ao meio logístico pela possibilidade de gerar soluções econômicas e concisas. Devido a sua alta complexidade a sua natureza é NP-Difícil, por isso foram utilizados metaheurísticas para buscar soluções eficientes ao longo do desenvolvimento desse trabalho. Para encontrar soluções eficientes para estes problemas, foram implementados os algoritmos de George Robinson e Clarke & Wright. Através do desenvolvimento e integração destes algoritmos obteve-se uma minimização da distância total percorrida pelos veículos de entrega e uma maximização da taxa de ocupação dos containeres, além disso o algoritmo foi implementado de forma a ser adaptável para o uso em ambientes cujas restrições sejam diferentes das já exploradas, como, por exemplo, restrições referentes a manuseio e/ou estabilidade dos objetos no container, a minimização do tempo de entrega, e outras, comprovando, portanto, a eficiência dos métodos estudados para a resolução deste tipo de problema.

Palavras-chave


Metaheurísticas. Empacotamento de Container. Roteamento de veículos.