Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DAS CHARGES: COLETÂNEA, CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÕES
Rodrigo Régis Campos Silva, Íris Souki Santos

Última alteração: 2018-08-27

Resumo


O chamado ensino de Ciências, que engloba as disciplinas de física, biologia e química, é considerado por muitos, de difícil assimilação. Assim, ferramentas pedagógicas como charges, tirinhas e histórias em quadrinhos, podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho foram selecionadas estas ferramentas, pesquisando-se em livros, revistas, jornais e diversas outras fontes na internet. Todas as charges escolhidas possuem alguma relação com os conteúdos trabalhados nessas disciplinas, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Com as charges selecionadas, foi possível elaborar perguntas de acordo com a sua temática, elaborando-se assim, um material que possa ser utilizado por professores do ensino de Ciências, com diversos conteúdos em diferentes níveis de ensino. O presente trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Ciências utilizando charges, tirinhas e história em quadrinhos. Acredita-se que estes recursos didáticos, além de trabalharem os conteúdos específicos de cada disciplina, contextualizam- o e incentivam uma postura mais crítica do estudante, contribuindo para uma alfabetização científica mais significativa.

Palavras-chave


Charges. Ensino de ciências. Alfabetização científica.