Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO INTEGRADO DO CEFET-MG
Fabiana Da Conceição Pereira Tiago, Leila Saddi Ortega, Isadora Castro Ramos Silva, Verônica Santos Resende

Última alteração: 2018-09-05

Resumo


A Educação Ambiental, segundo O PCN, tem como objetivos criar e estimular o senso crítico dos alunos com relação ao meio ambiente, além de trabalhar a compreensão do aluno frente à sua importância na natureza e desenvolver valores voltados à melhoria da relação homem-natureza e à proteção/preservação das espécies e ecossistemas. Tais objetivos são alcançados com a participação dos alunos em diversas atividades, sejam estas formais ou não formais de Educação Ambiental (BRASIL, 1997). O presente trabalho analisou os conhecimentos prévios de educação ambiental, problemas ambientais e ecologia dos alunos do primeiro ano do ensino integrado do CEFET-MG e desenvolveu atividades de educação ambiental objetivando propiciar um aprendizado significativo aos alunos. Foi elaborado um questionário e aplicado aos alunos para mensurarmos os conhecimentos prévios acerca da temática ambiental. Esta metodologia visou detectar erros conceituais sobre educação ambiental e possibilitou aos professores desenvolverem atividades pedagógicas que objetivaram sanar estes erros. A partir da análise prévia dos questionários observamos que os alunos apresentaram um erro conceitual ao definir Educação Ambiental, conceituando Meio Ambiente de forma Tradicional e Antropocêntrico (Reigota,1998 & Diegues ,1996). Posteriormente foram desenvolvidas atividades para o ensino de Educação Ambiental focadas no sujeito da aprendizagem e a sua inserção no contexto social (Mizukami, 1986).

Palavras-chave


Ensino. Educação ambiental. Aprendizagem. Meio Ambiente