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“É PRA COPIAR OU POSSO TIRAR FOTO?”: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ESCRITA E USOS DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA
Última alteração: 2018-08-30
Resumo
Por que jovens alunos de ensino médio resistem em escrever e registrar a matéria que lhes é fundamental para fixação e prática do conhecimento? Até que ponto as tecnologias portáteis podem ser aliadas no processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos dessa era digital? A frase que dá título ao projeto, é muito ouvida entre professores e alunos, e reporta-nos a prática que muitos de nossos estudantes, atualmente, realizam em sala de aula. Isso nos conduz a alguns questionamentos sobre os aspectos positivos e negativos que a presença de tecnologias empreende em nosso cenário educacional. As facilidades portáteis e tecnológicas têm dificultado as práticas da escrita de mão – a manuscrita - nessa faixa etária e segmento de ensino, em atividades intra e extraclasse, de variados conteúdos. No entanto, ao mesmo tempo, têm sido motivo de reflexões sobre como podemos tornar o uso de tecnologias como parceiras do cotidiano escolar, de modo prático e produtivo para todos os envolvidos. Por meio do uso do celular, por exemplo, tem-se a conexão com o mundo, e desse modo, o hábito de utilizar outros recursos e formas para o registro da escrita, como fotografar o caderno ou a matéria exposta no quadro - tem sido a ação cotidiana desses alunos. Essa pesquisa investigou um pouco sobre essa questão contemporânea, bem como buscou algumas sugestões, visando equilibrar o uso de tecnologias e consolidação de habilidades de escrita.
Palavras-chave
Educação. Linguagem escrita. Tecnologia.