Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
VIDA DE CALOURO NO CEFET-MG - VARGINHA: IMPLICAÇÕES E REFLEXÕES
Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo, Regiane Gueli Furtado de Mendonça, Isabela de Fátima Braz

Última alteração: 2018-09-02

Resumo


A expectativa dos jovens alunos que ingressam no CEFET-MG, unidade Varginha, é sempre cercada de muita euforia, mas também de muita apreensão. Afinal, muitos desses novatos enfrentam, diariamente, uma rotina de idas e vindas em vans e ônibus, vindos de suas cidades próximas à Varginha; outros até mesmo deixam suas famílias para residirem próximos à instituição, morando em repúblicas, casa de amigos ou parentes; ou seja, tudo é feito para que suas vidas adaptem-se à nova rotina de uma escola pública federal. E esse processo de mudança, anseios e inovações impacta de modo positivo e negativo o processo de ensino aprendizagem desses calouros, pois o entorno social em que o estudante está inserido afeta sua vida escolar de modo a lhe motivar ou não às novas demandas que irá enfrentar numa escola com as características do CEFET-MG. Esses jovens calouros, além de Varginha, vêm também de outras cidades vizinhas, e vislumbram uma perspectiva positiva para suas vidas,através do CEFET. Essa pesquisa investigou um pouco,com formulários quantitativos,como esses processos de ingresso na escola, mudança na rotina pessoal e escolar impactam as adaptações e aprendizagem dos alunos, visando produzir um instrumento de busca de informações para melhorar o acolhimento dos ingressantes e ampliar parcerias entre família e comunidade,para o pleno desenvolvimento e sucesso desses jovens alunos.

Palavras-chave


Educação. Aprendizagem. Adaptações