Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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ENTRE CARTAS: UMA ABORDAGEM DE ESCRITA E LEITURA EM TEMPOS DIGITAIS NO CEFET-VARGINHA
Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo, Keilla Petrin, Regiane Gueli Furtado de Mendonça, Júlia Lopes Olivier, Raul Ferreira Oliveira

Última alteração: 2018-09-09

Resumo


O hábito histórico e tradicional de escrever cartas, com o advento das tecnologias, perdeu-se em meio a tantas formas digitais, rápidas e compactas de estar junto e fazer-se presente na contemporaneidade. E mesmo assim, os conteúdos programáticos de ensino básico, bem como avaliações institucionais, recomendam e exigem o domínio do gênero carta, em suas inúmeras especificações. Conforme Marcuschi e Xavier (2001), e Koch (2002), Kato (2005) e Barros (2000), a prática da escrita aliada ao estudo do gênero, possibilita ao produtor do texto maior interação e produção de sentido, a partir de seu contexto. Assim, com o objetivo de dinamizar o estudo deste gênero no ensino médio técnico e tecnológico, buscou-se uma forma mais dinâmica e significativa de apreender e utilizar a escrita de cartas pessoais e argumentativas com a troca de cartas entre alunos do CEFET Varginha com outras unidades do CEFET-MG e da comunidade local. E a partir dos relatos iniciais dessa experiência, observa-se que a escrita de mão, aliada ao contexto do autor-interlocutor, possibilita ampla reflexão sobre os vários letramentos que necessitam ser trabalhados em torno do ensino e aprendizagem com gêneros textuais, registros formais de escrita e impacto do contexto tecnológico na vida de jovens estudantes de ensino médio, além de (re) pensar estratégias para o trabalho com a produção escrita em sala de aula e na sociedade atual.

Palavras-chave


Carta. Gênero textual. Tecnologias