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TEXTOS MULTIMODAIS E MULTILETRAMENTOS: UM ESTUDO DE CASO NA ENGENHARIA CIVIL DA UNIDADE VARGINHA.
Última alteração: 2018-10-03
Resumo
Em tempos de cultura digital, o texto, na forma mais tradicional em que é conhecido, ganhou novos conceitos, sentidos, formas, conteúdos e interatividade que o tornam mais dinâmico na interação com seu interlocutor,em especial, em mesclas composicionais, que os tornam multimodais. Além da resistência natural à disciplina, por ser da área de ciências da linguagem e humanas, os alunos apresentavam dificuldades relevantes no que tange aos domínios discursivos textuais básicos (SCHNEUWLY e DOLZ, 2010), ao reconhecimento e particularidades dos textos e à produção dos mesmos, o que implicava adiante em dificuldades para utilizar-se dos gêneros mais específicos do curso, como laudos, pareceres técnicos, ordem de serviço em obras, etc. Por isso a dimensão plurissignificativa da realidade que os textos multimodais apresentam em sua forma, conteúdo, interatividade e receptividade, quando reconhecidos, em muito pode ser explorada em atividades de leitura e produção em cursos de graduação. A partir desta breve problemática, e por meio de revisão bibliográfica e roteiro de entrevistas com profissionais da área, esta pesquisa propõe-se em aprofundar um pouco na coleta de textos que permeiam o universo profissional e acadêmico do aluno de Engenharia Civil do CEFET-Varginha, e organizar um material de auxílio à disciplina de Português Instrumental I, dada no 1º período do curso.
Palavras-chave
Texto multimodal. Multiletramentos. Tecnologias.