Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO PRÉDIO 20 DO CEFET MG: UM ESTUDO APLICADO AO RTQ-C (2013)
Raquel Diniz Oliveira, Frederico Romagnoli Silveira Lima, Júlia Cordeiro Vieira

Última alteração: 2018-08-31

Resumo


Para o ano de 2017 estimou-se uma economia de energia elétrica de 15,8% em relação ao consumo residencial no Brasil (BRASIL, 2018). Tal resultado é parte das ações realizadas pelo governo, por meio do Programa Procel, para promoção do uso eficiente de energia e combate ao desperdício. Neste contexto, este projeto tem por escopo diagnosticar a eficiência energética de edificação escolar pública conforme o método simplificado do Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas - RTQ-C (2013). O presente trabalho apresenta caráter exploratório e experimental, aplicado a um estudo de caso. Seu objetivo consiste em investigar a classificação parcial da eficiência do prédio 20 do CEFET MG. Para o cumprimento deste objetivo, aplicou-se o método simplificado estabelecido pelo RTQ-C (2013). Previamente, foram analisados o projeto arquitetônico, memorial descritivo além de realização de pesquisas de campo para complementação dos dados do edifício. Estima-se que os resultados parciais indiquem desempenho térmico inadequado da envoltória deste estudo de caso. As análises para verificação dos sistemas de iluminação ainda estão em andamento. Infere-se que os resultados desta pesquisa poderão contribuir para a proposição de possíveis melhorias no edifício tornando-o mais eficiente em relação ao seu consumo de energia elétrica.

Palavras-chave


Etiquetagem de edificações. Eficiência energética. Edificação escolar de uso público. RTQ-C. Método simplificado.