Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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EFICIÊNCIA ENERGÉTICADO PRÉDIO 20 DO CEFET MG: UM ESTUDO APLICADO AO NOVO MÉTODO DO RTQ-C (2018)
Raquel Diniz Oliveira, Frederico Romagnoli Silveira Lima, Matheus Almeida Evangelista

Última alteração: 2018-09-01

Resumo


A meta global de redução do consumo de energia em edificações apresenta significativo potencial de economia de eletricidade. No Brasil, o setor edilício representa cerca de 50% do consumo de eletricidade. Neste contexto, o presente projeto tem por escopo diagnosticar a eficiência energética de edificação escolar, conforme os critérios estabelecidos para o novo método (2018), em consulta pública, proposto para substituir o Requisito Técnico da Qualidade para Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos - RTQ-C (2016). Deste modo, selecionou-se o prédio 20 do CEFET localizado em Belo Horizonte, MG. Aplicou-se o novo método simplificado, baseado no desempenho térmico da envoltória, estimado por meio da carga térmica total anual da edificação, conforme metamodelo fundamentado em redes neurais artificiais para diferentes climas brasileiros, considerando parâmetros construtivos físicos, geométricos e de carga interna da edificação. Foram realizadas análises do projeto arquitetônico e cálculo de parâmetros relacionados ao desempenho térmico. Os resultados obtidos para a avaliação parcial da envoltória indicaram classificação energética regular da edificação pelo novo método. Tal estudo contribui para fomentar a discussão das potencialidades, lacunas e possíveis aprimoramentos no processo de classificação da eficiência edilícia estabelecido no novo método em comparação com o RTQ-C especialmente no que tange os casos de edificações híbridas e naturalmente ventiladas (2016).

Palavras-chave


Etiquetagem de edificações. Eficiência Energética. Edificação escolar de uso público. RTQ-C. Novo método simplificado.