Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ILUMINÂNCIA E SISTEMA DE CONTROLE AUTOMÁTICO DA ILUMINAÇÃO DE UMA SALA DE AULA
José Eduardo Silva Gomes, Daniel Soares de Alcântara, Luis Gustavo Pala de Souza

Última alteração: 2018-09-08

Resumo


Para que o processo ensino-aprendizagem flua de maneira eficiente em uma sala de aula é essencial que este ambiente seja seguro, limpo e confortável. No que tange ao conforto ambiental das salas de aula um requisito importante esta relacionado à iluminação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da iluminação de uma sala de aula construída e desenvolver um protótipo utilizando componentes com as características e robustez compatíveis com um sistema real de acionamento de iluminação, que demandam maior potência elétrica. A NBR 8995-1 estabelece que uma sala de aula deve apresentar um valor mínimo de 300 lux de iluminância. Através de um luxímetro foram medidos os níveis de iluminamento em várias posições da sala de aula, em horários diferente e em um período de 2 semanas. Com os dados coletados foram construídos mapas que representam as condições de iluminamento na sala de aula. De acordo com estes mapas foram elaborados diagramas para acionamento das luminárias. Acredita-se que este trabalho apresente contribuições relevantes na área de luminotécnica, na área de segurança, na adequação do ambiente às normas técnicas e na construção de sistemas de automação. Estas atividades contribuíram significativamente para o processo de aprendizado e desenvolvimento acadêmico do aluno bolsista. Os resultados obtidos por este projeto também poderão servir como uma referência para a instituição de ensino no que se refere às condições da iluminação de suas salas de aula.

Palavras-chave


Automação. Sala de aula. Acionamentos elétricos. Eletrônica de potência.