Tamanho da fonte:
APLICABILIDADE DE MAPAS MENTAIS PARA COMPREENSÃO DE NORMAS TÉCNICAS LABORATORIAIS: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Última alteração: 2018-08-31
Resumo
No processo de ensino-aprendizagem, é importante a estruturação metodológica para auxiliar na aquisição de novos conhecimentos a discentes em formação. A ferramenta de ensino por mapas mentais auxilia na organização de informações para a eficácia na aprendizagem de modo didático, bem como no preparo pessoal e profissional. A formação acadêmica em engenharia civil contempla a realização de práticas laboratoriais de caracterização e compreensão de propriedades dos materiais de construção. Porém, é de conhecimento a dificuldade de organização e sistematização de conteúdos de normas técnicas laboratoriais. O objetivo do trabalho é a elaboração de mapas mentais para uma melhor compreensão de procedimentos metodológicos de normas técnicas na área de materiais de construção civil, visando a organização de um conhecimento intuitivo a partir de distintas versatilidades visuais na sua estruturação didática e pedagógica. Como atividades preliminares, foram selecionados ensaios de agregados e concreto, leitura e entendimento das referidas normas, elaboração de escopos de mapas mentais e realização destes ensaios com registros fotográficos para entendimento metodológico e estruturação final dos mapas mentais. Neste sentido, já foi possível obter conhecimentos intuitivos de alguns dos ensaios laboratoriais rotineiramente realizados no laboratório de Materiais de Construção no curso de graduação em Engenharia Civil, tanto para fins didáticos quanto de pesquisas acadêmicas.
Palavras-chave
Materiais de construção. Mapas mentais. Normas técnicas.