Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
AMBIENTE VIRTUAL 3D DE APRENDIZAGEM: DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS VIRTUAIS E UNIDADES CURRICULARES PARA ROBÓTICA E CNC
Lindolpho Oliveira de Araújo Júnior, Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra, Marcus Vinícius dos Reis Albano

Última alteração: 2018-08-27

Resumo


No decorrer dos anos, os métodos de ensino não sofreram alterações significativas que acompanhassem os avanços dos meios de comunicação audiovisuais. As tecnologias poderiam ser mais exploradas para a criação de plataformas interativas que possibilitassem a melhoria na qualidade do ensino, principalmente em disciplinas práticas oferecidas nos cursos técnicos e de engenharia. O objetivo desde trabalho é desenvolver novas funcionalidades de um laboratório com acesso remoto, onde alunos poderão obter uma experiência imersiva, e realmente interagir e testar os conhecimentos adquiridos. Utilizando softwares gratuitos, criou-se um modelo virtual o mais próximo possível de um modelo real de um CNC (controle numérico computadorizado). Após realizada a renderização, foram realizados testes de movimento de eixos, leitura e interpretação de código G, para que a simulação se comportasse exatamente como seu modelo real. O trabalho ainda está em fase de desenvolvimento, em que uma interface de interpretação do código G está sendo desenvolvida, com alguns testes básicos já realizados com sucesso. Esses testes visam obter uma interface de programação em código G integrada ao simulador e, também, aumentar a precisão da movimentação simulada para que futuramente se possa utilizar este ambiente virtual como um recurso para melhorar a didática das aulas, possibilitando maior interação, além do acesso à distância.

Palavras-chave


Simulação. CNC. Acesso remoto