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ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO E COLABORAÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Última alteração: 2018-11-13
Resumo
A colaboração científica entre pesquisadores de diversas áreas do conhecimento possibilita o intercâmbio de informações e efetiva troca de experiências, impulsionando a evolução da ciência. Analisar as redes de colaboração, pode proporcionar conhecimento sobre como vem ocorrendo as colaborações científicas e o quanto estas tem contribuído para a excelência das pesquisas realizadas. Diversos estudos apontam que grupos fortemente conectados, ou seja, que possuem efetiva colaboração na elaboração de seus trabalhos, tendem a ser mais produtivos. Logo, este projeto tem como objetivo analisar as redes de colaboração científica dos docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. As redes são caracterizadas pelas colaborações entre os docentes da instituição. Para isso, são extraídos e analisados todos os currículos cadastrados na Plataforma Lattes dos docentes, verificando a produção científica para a análise das colaborações. Após caracterizar as redes, técnicas de visualização de grande volume de dados e métricas de análise de redes são aplicadas para verificar como a colaboração científica da instituição tem ocorrido. Como resultados iniciais, é possível perceber que alguns grupos são fortemente conectados, tendo influencia nesta colaboração a distribuição geográfica do conjunto e suas áreas de atuação.
Palavras-chave
Colaboração científica. Análise de rede. Plataforma lattes