Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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MODELO DIDÁTICO PARA ENSINO DE ELETROQUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Marcelo Marques da Fonseca, Allan Braga Joi de Abreu, Kaique Alexander Oliveira de Jesus, Daniella Cassia Lima Ribeiro, Bianca Cardenas Moreno Lima

Última alteração: 2018-09-28

Resumo


O ensino da química é fundamental para o estabelecimento da pessoa como cidadão, estimulando o senso crítico e a criatividade. O processo de aprendizagem em química, numa perspectiva inclusiva e integrada, permite condições igualitárias para que todos estudantes desenvolvam habilidades, respeitando suas individualidades e valorizando potenciais do aluno especial ou não. A proposta deste trabalho é desenvolver recurso didático, com foco multissensorial para estudo de eletroquímica empregando a percepção tátil, para que possa ser utilizado, principalmente no processo de apreensão do conhecimento por alunos com perda total ou parcial da visão. O produto final foi desenvolvido para videntes e deficientes visuais depois de realizado levantamento bibliográfico sobre eletroquímica, análise dos materiais divulgados (vídeos e outros recursos). O projeto está sendo desenvolvido de forma a incentivar a superação da deficiência, por meio de interação e mediação. A sua adoção requer o reconhecimento de cada realidade para valorizar cada vez mais os propósitos desse trabalho na perspectiva inclusiva.

Palavras-chave


Integralização. Inclusão. Eletroquímica.