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MODELO DIDÁTICO PARA ENSINO DE ELETROQUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Última alteração: 2018-09-28
Resumo
O ensino da química é fundamental para o estabelecimento da pessoa como cidadão, estimulando o senso crítico e a criatividade. O processo de aprendizagem em química, numa perspectiva inclusiva e integrada, permite condições igualitárias para que todos estudantes desenvolvam habilidades, respeitando suas individualidades e valorizando potenciais do aluno especial ou não. A proposta deste trabalho é desenvolver recurso didático, com foco multissensorial para estudo de eletroquímica empregando a percepção tátil, para que possa ser utilizado, principalmente no processo de apreensão do conhecimento por alunos com perda total ou parcial da visão. O produto final foi desenvolvido para videntes e deficientes visuais depois de realizado levantamento bibliográfico sobre eletroquímica, análise dos materiais divulgados (vídeos e outros recursos). O projeto está sendo desenvolvido de forma a incentivar a superação da deficiência, por meio de interação e mediação. A sua adoção requer o reconhecimento de cada realidade para valorizar cada vez mais os propósitos desse trabalho na perspectiva inclusiva.
Palavras-chave
Integralização. Inclusão. Eletroquímica.