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ANTROPOLOGIA DO CONSUMO E OPERACIONALIZAÇÃO DOS CONCEITOS: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA
Última alteração: 2018-08-30
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo compreender a evolução da moda no Brasil e analisar os conceitos da antropologia do consumo segundo a perspectiva de Thorstein Veblen (1857-1929). Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratória e descritiva, de forma qualitativa. Pretende ainda discutir teoricamente por meio de um levantamento bibliográfico realizado nas bases do Google Acadêmico, Spell– ANPAD e Periódicos Qualis CAPES utilizando as palavras chaves de busca: consumo e moda. Foram selecionados 45 artigos que possuíam relação com os conceitos veblenianos. Após esta seleção, apresentou-se a discussão dos conceitos abordados. É possível observar nos hábitos demonstrados pelo consumo do vestuário de novidade a presença da moda condicionada principalmente pela característica colonial do Brasil. A moda é um resquício do consumo da aristocracia monárquica, em que o que é novo pertence ao colonizador e o que é de origem nacional ainda é primitivo, pois é utilizado pelas classes menos abastadas. Assim, as vestimentas são características de forte fronteira de distinção social. Sem dúvida o conceito de Veblen possui potência explicativa na questão da distinção social e diferenciação entre classes. Ao concluir a análise proposta pelo projeto, percebe-se a aplicação atual de certos conceitos de moda e a influência que Veblen proporciona para a compreensão do consumo. A teoria Vebleniana tem a virtude de apresentar a moda como o que ela é em essência: um modo de distinção social.
Palavras-chave
Consumo. Identidade. Moda.