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MODELOS DE TRÁFEGO PARA RODOVIAS DE PISTA SIMPLES: DESENVOLVIMENTO A PARTIR DO MICROSSIMULADOR AIMSUN
Última alteração: 2018-09-10
Resumo
O objetivo deste trabalho é a obtenção de medidas de desempenho para estimar o nível de serviço em rodovias de pista simples, como a Porcentagem de Tempo Viajando em Pelotões (PTSF) e a Velocidade Média de Viagem (ATS). A PTSF, no entanto, é praticamente impossível de ser obtida de observações em campo. Na literatura, algumas pesquisas propõem medidas de desempenho alternativas que podem ser coletadas diretamente da observação do tráfego. Usando dados de tráfego sintéticos produzidos com microssimuladores, há estudos que desenvolveram modelos que relacionavam medidas de desempenho (alternativas à PTSF) com o fluxo de tráfego. Neste sentido, foi selecionado o simulador de tráfego Aimsun para o desenvolvimento do trabalho. O estudo envolveu as diversas fases metodológicas, como revisão de literatura, avaliação dos parâmetros selecionados e estudo do software. Trata-se de uma pesquisa em andamento, em fase de montagem da rede de simulação. Como resultados preliminares, foram estabelecidas algumas possíveis relações entre diferentes medidas de desempenho de tráfego. Comparações dos valores provenientes dessas relações com dados de campo indicaram que algumas medidas de desempenho (como a densidade para automóveis e a densidade de veículos em pelotões) poderiam ser usadas para propor critérios para estimar o nível de serviço em rodovias de pista simples no Brasil.
Palavras-chave
Simulação de tráfego. Nível de serviço. HCM