Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO DO ENSINO APRENDIZAGEM
Emerson de Sousa Costa, Rônei Sandro Vieira, Elias Vieira de Sena

Última alteração: 2018-09-10

Resumo


A modelagem matemática é um importante integrante no processo da Educação Matemática, uma vez que trata da aplicação dos conceitos teóricos aprendidos na disciplina de matemática em situações do dia-a-dia do aluno. Ela pode ser usada como ferramenta auxiliar para melhorar o desempenho dos alunos em competições bem como o gosto dos mesmos pela disciplina de matemática. Este aluno pode ser do ensino técnico, ou um aluno ingressante em um curso superior em que, no primeiro período, cursará a disciplina de Cálculo. Este projeto realizou um estudo da modelagem usada como uma ferramenta auxiliar no ensino-aprendizagem da matemática. O estudo aconteceu nas turmas da 1ª série dos cursos técnicos do CEFET-MG - campus Divinópolis. A partir deste estudo o aluno voluntário aplicou os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da área de matemática e também aqueles adquiridos nas disciplinas técnicas, para realizar um estudo e escolher modelos adequados que visem possibilitar uma melhor aprendizagem dos alunos dos cursos técnicos, na disciplina de matemática. A partir de testes realizados com as turmas, concluiu-se que adicionar a modelagem matemática no ensino da matemática clássica, ainda que indiretamente, pode ser benéfico aos alunos, uma vez que ela instiga o pensamento crítico fornecendo ao aprendiz um melhor entendimento matemático.

Palavras-chave


Modelagem matemática. Ensino-Aprendizagem. Educação