Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCATIVO MULTIPLATAFORMA UTILIZANDO A ENGINE DE CRIAÇÃO DE JOGOS UNITY
Lázaro Eduardo da Silva, Keilla Conceição Petrin Grande, Pedro Lucas Montuani, Rafaela Costa Alves

Última alteração: 2019-01-30

Resumo


Os jogos digitais estão presentes no dia a dia de estudantes ao redor do Brasil e do mundo. Estima-se que pelo menos 90% das crianças jogam algum jogo digital (Lau, et al. 2018). Neste contexto, infere-se que os jogos digitais podem ter grande impacto na vida acadêmica de crianças e adolescentes. Desta forma, o presente projeto propôs o desenvolvimento de um jogo multiplataforma a fim de avaliar sua utilização como ferramenta de auxílio ao aprendizado. Para isso, foram escolhidos a engine Unity 3D e o software open-source 3D Warehouse para o desenvolvimento do jogo. O enredo do jogo é baseado no conto “Os jardins de veredas que se bifurcam”, de Jorge Luis Borges e foi fundamentado no projeto de iniciação científica “Desenvolvimento de jogo digital como ferramenta auxiliar nas aulas de Literatura”. Além disso, propôs-se a utilização do código-fonte como material de ensino em programação, através de sua divulgação na internet - através do site http://theforkingpaths.com.br, juntamente com material de apoio - e em redes sociais. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento, com um quarto do funcionamento do jogo atingido e realizando paralelamente o trabalho de divulgação. Após a finalização do jogo, está previsto no projeto, a aplicação deste em turmas do ensino médio técnico integrado do CEFET-MG Varginha, a fim de averiguar a viabilidade da utilização de jogos digitais como ferramenta de apoio ao ensino.

Palavras-chave


Unity. Jogo multiplataforma. Jogo educativo