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ANÁLISE ESPACIAL PARA A LOCALIZAÇÃO DE PONTOS DE COLETA E ENTREGA EM BELO HORIZONTE
Última alteração: 2018-09-19
Resumo
Sistemas de pontos de coleta e entrega são uma alternativa às entregas domiciliares e uma importante oportunidade para reduzir as entregas sem sucesso nas áreas urbanas. Neste estudo, a localização de estabelecimentos comerciais para cinco segmentos diferentes (drogarias, supermercados, postos de gasolina, correios e shoppings) são avaliados como locais potenciais para pontos de coleta e entrega em Belo Horizonte, Brasil. Foram considerados dados demográficos e econômicos e preferências do e-Consumer para determinar as áreas de cobertura desses segmentos comerciais. Além disso, foi avaliada a proximidade de instalações comerciais para os principais corredores de Belo Horizonte. Este estudo contribui para a comparação dos tipos de estabelecimentos comerciais em relação à população, às oportunidades de emprego e a infraestruturas de transporte, destacando as importantes associações entre as atividades econômicas, os padrões de uso do solo, e o transporte. As técnicas de análise espacial são a principal abordagem metodológica. Os resultados indicam diferenças importantes entre os locais das instalações dos segmentos comerciais avaliados. Finalmente, o uso de técnicas de análise espacial nos permite avaliar as características locais por meio de dados secundários como uma abordagem alternativa quando os dados primários não estão disponíveis, como neste caso brasileiro.
Palavras-chave
Transporte urbano de mercadorias. Sistema de coleta e entrega. Análise espacial.