Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES QUE LECIONAM NO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECATRÔNICA – CAMPUS DIVINÓPOLIS.
Rodrigo Alves dos Santos, Guilherme Amancio Sudário

Última alteração: 2018-08-27

Resumo


Considerando que o ensino superior em Engenharia vem sendo objeto de revisão e reflexão sobre seu modo de organização e sobre as práticas pedagógicas aplicadas na formação de engenheiros, este trabalho teve por objetivo geral: Identificar qual o grau de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica de professores que lecionam no curso superior em Engenharia Mecatrônica do Campus Divinópolis do CEFET-MG. Para tanto, foram aplicados questionários com questões objetivas para professores que lecionavam no curso em causa no ano de 2017. Para a composição dos dados analisados, observaram-se categorias como: i) condições de (não) inserção das TIC nas práticas docentes, ii) tipos de TIC privilegiadas/negligenciadas nas situações de inserção, iii) presença ou ausência de explicações quanto ao uso das TIC inseridas nas práticas docentes e sua relação com a formação do aluno, iv) razões da opção (ou não) pelo uso das TIC pelos docentes. Os resultados deste estudo permitiram, por um lado, observar avanços em relação à inserção das TIC na formação de futuros engenheiros. Mas, por outro lado, apontaram para fragilidades e superficialidade dessa inserção, o que evidenciou demandas por formação para que os docentes possam desenvolver práticas pedagógicas que contribuam para a formação dos engenheiros como usuários proficientes das TIC.

Palavras-chave


Ensino superior em engenharia. Inserção das TIC. Práticas docentes.