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SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PROGRAMÁVEL PARA REDUÇÃO DE EMISSÕES E CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM VEÍCULOS ANTIGOS
Última alteração: 2019-01-28
Resumo
Atualmente no Brasil ainda circula uma frota significativa de veículos antigos, principalmente em cidades menores. Os motores destes veículos geralmente são alimentados de combustível por carburadores, que são ineficientes e requerem manutenção constante em função de várias partes mecânicas e pequenos tubos (de fácil obstrução) para ocorrência do efeito Venturi. Em função da cuba interna cheia de combustível, que pode (sob certas condições) derramar em partes quentes e se incendiar, carburadores podem ser perigosos. Neste escopo, um sistema de injeção eletrônica, além de aumentar significativamente o índice de segurança do veículo, aumentaria a eficiência, injetando ao motor somente a quantidade correta de combustível, calculada por uma central eletrônica em função da leitura de alguns sensores. No sistema eletrônico, outras partes mecânicas como distribuidor são eliminadas, aumentando-se a confiabilidade. No presente trabalho realizou-se o desenvolvimento de uma central eletrônica versátil e de baixo custo. Testes foram realizados em bancada com motor real para avaliar a eficiência do circuito e principalmente monitorar temperatura, pressão, mistura de combustível, entre outros. Ajustes foram realizados em simulação e bons resultados como boa eficiência em pulverização do combustível e boa precisão no tempo de injeção de combustível desejado foram obtidos no protótipo real.
Palavras-chave
Microcontrolador. Injeção. Consumo