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O LUGAR DAS LITERATURAS DE EXPRESSÃO PORTUGUESA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM.
Última alteração: 2018-09-09
Resumo
Esta investigação teve por objetivo geral identificar como veio se dando a avaliação dos conteúdos de literaturas de expressão portuguesa nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde a sua primeira edição. Nestes termos, foi feita a análise das provas de Linguagens e suas Tecnologias já aplicadas em todos os anos de existência do Exame, a qual foi de duas naturezas. Uma primeira teve como foco o modo de organização das questões que, nomeadamente, assumiam ter como objetivo abordar os conteúdos de Literaturas de Língua Portuguesa (brasileira, portuguesa ou africanas de expressão portuguesa). Considerou-se, então, o modo de configuração dessas questões, observando que textos (verbais e não verbais) eram privilegiados, que tipo de atividades eram propostas para os alunos e qual a natureza das orientações/instruções fornecidas aos candidatos. Já o segundo tipo de análise realizada se ateve diretamente à verificação da inserção de determinados autores, obras, períodos literários e/ou temas explorados em relação às literaturas de expressão portuguesa. Os resultados obtidos apontaram para o predomínio de autores nacionais do século XX, com forte presença da poesia como texto-base para questões que, por sua vez, têm priorizado abordagens voltadas para a identificação do assunto de que tratam os escritores. Tais dados apresentam, portanto, considerável potencial para subsidiar as próximas edições do ENEM e a prática docente de professores da Educação Básica.
Palavras-chave
ENEM. Literaturas de expressão portuguesa. Linguagens e suas tecnologias.