Portal de Administração de Conferências - CEFET-MG, 14ª Semana de Ciência & Tecnologia 2018 - CEFET-MG

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A GEOGRAFIA URBANA NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE COMPARADA ENTRE LIVROS DIDÁTICOS DO BRASIL E DA ARGENTINA
Ricardo José Gontijo Azevedo, Marina Alves de Campos, Luiza Moraes Berti de Andrade, Maria Irene Tizón Jordão

Última alteração: 2018-08-27

Resumo


O estudo das cidades favorece o desenvolvimento da cidadania e um maior entendimento da complexidade socioespacial relacionada ao mundo urbano. Visando colaborar no desenvolvimento desses estudos, o trabalho faz uma análise comparada da temática urbana entre livros didáticos do Brasil e da Argentina. Os livros analisados na pesquisa foram selecionados considerando a atualidade das edições, o credenciamento das editoras em programas oficiais de ensino dos dois países e a disponibilidade orçamentária para aquisição das edições dos livros. Nesse contexto, foram selecionados cinco editoras argentinas e dez editoras brasileiras. Por meio de uma abordagem crítica, os livros estão sendo analisados qualitativamente no que se refere aos principais temas da Geografia Urbana. A análise comparada está permitindo um conhecimento significativo das similaridades e diferenças de abordagens dos conteúdos e da forma em que são apresentados entre os livros didáticos dos dois países. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento e pode preliminarmente salientar que os livros didáticos utilizados na Argentina apresentam um caráter mais descritivo e também um maior senso de integração regional com os países latino-americanos. Ademais, os livros brasileiros têm maior diversidade de tipos textuais e projetos gráficos mais elaborados. Salienta-se também que os livros didáticos brasileiros apresentam uma redação mais objetiva no que se refere à apresentação de conceitos relevantes à Geografia Urbana

Palavras-chave


Geografia urbana. Livro didático. Ensino médio.